terça-feira, 20 de agosto de 2013

Releituras - Harry Potter e o Cálice de Fogo




Considero esse livro um divisor de águas para a série Harry Potter. Não só porque é o livro do meio, mas porque nesse livro os três personagens principais passavam visivelmente da fase mais de criança para a fase da adolescência propriamente dito. Além de todo o enredo principal do livro, tem também, como tema secundário os dilemas adolescentes da paquera, no apaixonar-se, do enamorar-se.
O livro começa com um sonho do Harry em que Valdemort, ou o que sobrou dele, planeja a recuperação do   seu corpo e sua volta ao poder. Rabicho, que a gente descobre no livro três que é o Perebas, o rato do Rony, ajuda Valdemort a consolidar os seus planos. Harry acorda sem saber se é apenas um sonho ou se está acontecendo mesmo.
Harry é convidados pelos Wesley para ir à Copa Mundial de Quadribol, para isso é narrado um grande dilema do tio Valter, ele não sabe se deixa ou não deixa Harry ir, pois se por um lado ele quer se livrar do garoto mais cedo por outro ele não quer dar a Harry nenhuma ocasião para ser feliz. Vence a vontade de se livrar do garoto.
Na copa mundial acontecem muitas coisas interessante, mas que não dá para descrever tudo. Mas alguns detalhes são interessantes relatar, pois no filme modifica radicalmente a versão do livro.
  • Harry, Hermione e os Wesley ficam no camarote de honra no livro e no filme não
  • A personagem Wink tem uma participação muito importante no livro e no filme ela não é retratada.
  • O episódio da Wink é o elemento disparador para que a Hermione inicie o FALE que é um movimento em favor da libertação dos elfos domésticos.
Depois de toda confusão que ocorre no final da Copa Mundial eles voltam ä escola e ficam sabendo que a escola vai abrigar o Torneio Tribuxo e será o lar de um grupo de duas escolas de magia diferentes. Para o espanto de Harry ele é inscrito no torneio à revelia. Esse fato trará muitos problemas para Harry: a maioria dos alunos da escola acham que ele mesmo se inscreveu, Rony fica chateado e sem falar com ele, a jornalista Rita Skeeter arrasa com a reputação dele, além das provas do torneio serem mais difíceis do que o nível de estudos mágicos que ele possui. e serem muitíssimo perigosas.
Um episódio que merece destaque é o fato que junto com o torneio há a tradição  um baile. E  Harry e o Rony passam maus bocados para conseguirem um par. Nesse momento Rony não percebe queestá gostando da Hermione, mas se sente deveras muito enciumado quando vê Hermione com Vítor Krum. Já Harry se apaixona por Cho, mas não consegue levá-la ao baile.
Ao contrário dos três primeiros livros, no quarto, Harry, Hermione e Rony não passam muito tempo tentando decifrar algum grande mistério, mas sim ficam tentando ajudar o Harry a se preparar para as provas.  Claro que esses três danadinhos sempre são questionadores devido algumas situacoes, mas nada tão aprofundado quanto nos anteriores.

A volta de Valdemort é anunciada durante todo o livro por vários sinais: os sonhos, a marca negra que fica mais nítida, a entrada do Harry no torneio. Até que o pior acontece: Valdemort consegue voltar através de um intenso ritual de magia das trevas, do qual Harry é forçado a participar.

O livro termina com uma problemática que será desenvolvida no quinto livro: a descrença do Ministério da Magia na volta de Valdemort.

*********************************************************************************

A cena mais engraçada do livro  é quando o Harry e o Rony estão desesperado para encontrar um par para o baile e o Rony faz uma constatação:
- Hermione, você é uma menina, não é?
ao que Hermione responde:
- Muito bem notado!!!E o Rony sugere que ela vá com um deles para o baile. Só que Hermione já havia sido convidada , mas o Rony teima em não acreditar no fato.



**********************************************************************************
 O Cálice de Fogo/Troféu Tribuxo























Nenhum comentário:

Postar um comentário