sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Quincas Borba - Machado de Assis


Terminei, semana passada, de ler o livro Quincas Borba do Machado de Assis e estava juntando certa coragem para escrever um post a respeito do livro. Afinal, escrever sobre um livro do Machado de Assis é bem complicado pois é um livro clássico da literatura brasileira e muitos estudos já foram feito a respeito da na obra do autor e qualquer coisa que se diga pode parecer pouco, insuficiente.
Mas, como o objetivo do blog não é fazer um estudo literário sobre livros e autores, mas sim, postar comentários sobre as minhas impressões a respeito da leitura: vamos à obra!!!
EU SIMPLESMENTE ADOREI O LIVRO!!!!!
Discordo sobre  o resumo que muitos fazem a respeito da obra simplesmente transformando o Palha e a Sofia em pessoas que tinham o único objetivo se aproveitar o máximo possível do Rubião. Não concordo porque a situação é bem mais complexa. Eles se aproveitam? Sim, se aproveitam. Mas o Palha tentou várias vezes trazer o Rubião à razão sobre os gastos excessivos, mas não houve jeito.
Entretanto, o livro nos traz muitos ensinamentos importantes. A relação de Rubião com os "amigos" e seguidores da sua "filosofia". Na minha opinião essas pessoas se aproveitaram mais do Rubião do que o Palha e a Sofia.
Outra coisa que eu senti foi a semelhança com D. Quixote na hora que ele tinha seus delírios.
Enfim, o livro traz situações de muita comicidade e situações de muita tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário