terça-feira, 8 de outubro de 2013

Olhai os lírios do campo – Érico Veríssimo

Olhai os lírios do campo – Érico Veríssimo




Érico Veríssimo foi um grande escritor gaúcho, que nasceu no Rio Grande do Sul em 1905 e, já em 1932, com apenas 27 anos publica seu primeiro livro. Em 1938 publica “Olhai os lírios do campo”, que é considerada por muitos a obra prima de Érico Veríssimo. o livro foi publicado em pelo regime ditatorial do Estado Novo e o autor tem a coragem de trazer temas altamente críticos e sociais de análise da sociedade brasileira daquele período.
A trama é situada em Porto Alegre e é ambientada na década de 1930. O personagem principal é Eugênio Fontes. Todo o romance se desenvolve em torno dele. Entretanto a figura de Olívia é tão presente na vida de Eugênio que ela passa a ser também protagonista da história. O livro é dividido em duas partes e sua narrativa não é linear A primeira parte é permeada de lembranças e é exatamente nessas lembranças que Olívia se faz presente.
A vida de Eugênio vem toda à sua mente durante uma viagem de carro e dessa forma somos convidados a conhecer sua família, sua infância pobre, sua adolescência e sua vida de acadêmico de medicina. Através de fatos selecionados, principalmente fatos que eram para Eugênio motivo de vergonha e humilhação, podemos ter uma ideia da personalidade do nosso personagem principal. Podemos também descobrir as motivações para suas escolhas ao longo da vida. A morte de Olívia faz com que Eugênio repense todas as suas convicções. Ou seja, a segunda parte do livro é uma reconciliação de Eugênio com o mundo e consigo mesmo.
As denúncias sociais feitas por Érico Veríssimo se delineia, não por confrontos abertos, ou pelo personagem principal vivenciar algum tipo de perseguição política. Mas sim, pelos diálogos travados entre os personagens secundários, na maior parte das vezes, a respeito da validade do capitalismo, a respeito do nazismo, monopólios, aborto, situação dos judeus, divórcio, Deus. Já a pobreza e a necessidade de saúde pública de qualidade são temas frequentes na segunda parte do livro. “Olhai os lírios do campo” é, portanto, um romance atual e emocionante. Realista e permeado de denúncias sociais e até mesmo morais.

Para quem quiser ler o livro:





Nenhum comentário:

Postar um comentário